Sobre Autismo...
O que é a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)?
A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), vulgarmente conhecida como autismo, é uma deficiência no desenvolvimento que afeta a forma como a pessoa comunica e se relaciona com os outros à sua volta. Crianças e adultos com autismo têm dificuldades com a interação social do dia a dia. As suas capacidades para desenvolverem amizades são, geralmente, limitadas, assim como a sua capacidade de compreender a expressão emocional das outras pessoas. As pessoas com autismo podem frequentemente ter déficits de aprendizagem, e todas partilham uma dificuldade em relação ao mundo em seu redor. Também há uma condição chamada de Síndrome de Asperger, que por sua vez é uma forma de autismo usada para descrever as pessoas que normalmente estão no alto desempenho do espectro autista.
O autismo é um termo usado para descrever o excesso e/ou déficit do comportamento em três áreas principais que são conhecidas como a tríade de limitações:
1. Interação Social (dificuldade com as relações sociais, por exemplo parecer distante e indiferente às outras pessoas, gostar de ficar só);
2. Comunicação Social (dificuldade com a comunicação verbal e não verbal, por exemplo, não compreender totalmente o significado de gestos comuns, expressões faciais ou tons de voz);
3. Imaginação (dificuldade no desenvolvimento de brincadeiras interpessoais e imaginárias; por exemplo, ter actividades imaginárias limitadas, possivelmente copiadas e desenvolvidas de forma rígida e repetitiva).
Além desta tríade, são também características frequentes alguns padrões comportamentais e a resistência às mudanças na rotina. Possivelmente a característica mais angustiante do autismo é o surgimento de comportamentos desafiadores e inapropriados. Por exemplo, birras e comportamentos auto agressivos.
O que causa o Autismo?
A causa exacta ou causas exactas do autismo é/são ainda desconhecida (s), mas as pesquisas mostram que os fatores genéticos são importantes. Também é evidente, pelas pesquisas, que o autismo possa estar associado a várias condições que afectam o desenvolvimento cerebral, o que ocorre antes, durante ou logo após o nascimento.
O autismo e outras desordens no espectro autista são definidas como síndromes do comportamento que são consideradas de forma geral de origem neurobiológica (relacionada com a biologia do sistema nervoso). O autismo não é causado por más práticas parentais!
Sinais a serem observados
Os sinais da PEA surgem nos anos iniciais, normalmente por volta dos 14-18 meses. Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento. As crianças são incríveis e durante o seu normal desenvolvimento apresentarão uma série de comportamentos tidos como normais.
Um bom ponto de partida é a escala ‘Modified Checklist for autism in Toddlers’ (M-CHAT; Robins, Fein, & Barton, 1999). Está disponível para download gratuito para propósitos clínicos, de pesquisas e educacionais. Há dois sites autorizados: o M-CHAT e materiais complementares também podem ser retirados do www.firstsigns.org sítio do Dr. Robins; www.mchatscreen.com.
Visite a nossa secção Receber o Diagnóstico para mais informações.